Como se refrescar durante o treino, nos dias de sol e calor intenso

A R.White vai mostrar 5 maneiras de você aliviar a sensação de calor nestes dias quentes e secos


O verão nem começou, mas parece que estamos tendo uma amostra do que está por vir. E, quando está muito quente, a vontade de treinar diminui, mas há maneiras de se refrescar e, ainda sim, praticar exercícios sem parar com a rotina de treinos durante a semana. A R.White lhe elenca algumas dicas de como não perder o foco e continuar treinando mesmo quando o calor está intenso.


1- Use roupas que facilitem o contato do suor com o ar. A mudança de roupas durante as estações não serve só para seu guarda-roupa convencional. Os tecidos das malhas de academia, durante dias quentes, precisam ser mais leves e arejados, visto que a transpiração é ainda mais intensa nesses períodos. Por isso, invista em roupas que permitam o contato do suor com ar, para que esse seque mais rápido e não aumente de maneira exagerada a temperatura corporal.

2- Opte por horários em que o sol seja menos intenso. O Sol no período das 10 às 16 horas é quando está mais próximo da Terra, então, a intensidade do calor nesses horários será maior, portanto, é indicado que você escolha praticar exercícios pela manhã ou pela noite, assim, seu rendimento no treino não será prejudicado, visto que é comum se cansar com mais facilidade em dias muito quentes.

3- Investir em modalidades aquáticas! A natação é uma excelente atividade física para os dias quentes, pois a prática aquática ajuda a aliviar a sensação de calor, dando uma refrescada no corpo. Afinal, quem não gosta de piscina em dias de sol? Aliar esse prazer com sua atividade física vai melhorar seu desempenho e humor, sim, seu humor, porque, muitas vezes, quando o calor é intenso, é comum irritar-se. E nadar é uma prática tão apaixonante que você não vai querer abandonar nem no inverno (ainda mais que as piscinas da R.White são climatizadas).

4- Beber bastante água. A água é essencial em qualquer clima porque é responsável por manter o corpo hidratado enquanto perde líquidos devido ao esforço durante a atividade física. Então, não se esqueça de beber muita água antes e depois do treino e consumi-la com moderação enquanto está praticando o exercício. Isso evitará possíveis mal-estares devido à desidratação.

5- Observe os sinais do corpo. Se, mesmo assim, depois dessas dicas, você se sentir mal, com tonturas, pressão baixa e náuseas, pare imediatamente o treino. Só volte quando se recuperar! Os limites do organismo precisam ser respeitados para que o exercício não seja apenas uma maneira de manter o corpo bonito, mas, também, com saúde!

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