Suplementação e atividade física

November 12, 2015

 

Suplementos alimentares podem ser formulados com diversos nutrientes, como os macronutrientes (carboidrato, proteína e lipídios) e micronutrientes: vitaminas, minerais, fibras e compostos bioativos ─ que visam à reposição e complementação alimentar de atletas e praticantes de atividade física que desejam melhorar o desempenho no treino ou competição.

 

Para melhor resultado, o uso do suplemento deve ser consciente, indicado e acompanhado de um profissional habilitado. A adequação do suplemento em quantidade e horários em relação ao cotidiano, alimentação, treino e resistência do esportista deve ser respeitada e seguida para que não haja superdosagem, o que é prejudicial à saúde e ao equilíbrio do organismo, assim como o contrário, também, é verdadeiro, ou seja, a menor oferta de nutrientes do que a necessidade do indivíduo pode causar hipoglicemia, fadiga e outros sintomas.

 

Alguns dos suplementos com mais indicações na academia são whey protein, BCAA (leucina, isoleucina e valina), maltodextrina e creatina, entenda os benefícios de cada um.

 

Whey Protein: constituído de proteínas do soro do leite, encontrado nas formas concentrada, hidrolisada e isolada ─ que diferem quanto à sua digestão e absorção. Promove o ganho de massa muscular e recuperação pós-treino, além de indicado quando de deficiências proteicas em diversas idades.    

 

BCAA: suplemento com aminoácidos de cadeia ramificada, contendo valina, isoleucina e leucina, classificados

como essenciais, cuja função é compor proteínas. Desempenha ação na síntese proteica, auxiliando no ganho de massa muscular e melhora na recuperação pós-exercício.      

 

Maltodextrina: suplemento de carboidrato que auxilia o esportista a garantir energia durante o treino de alta intensidade e longa duração, o que evita a hipoglicemia e fadiga, além de auxiliar a poupar reservas de glicogênio, assim, melhorando o desempenho físico.

 

Creatina: a creatina é um suplemento que auxilia na melhora da performance em esportes de alta intensidade e curta duração, pois atua no aumento de força e resistência. 

 

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