Quatro hábitos que aceleram o metabolismo

November 15, 2016

 Sabe-se que o metabolismo, em parte, é determinado pela genética, porém, também, pode ser modulado por meio de hábitos, tais como a alimentação e prática regular de exercícios físicos. O metabolismo compreende a quantidade de calorias que o organismo despende para executar suas funções, como bombear sangue às células. Acelerá-lo significa fazer com que haja maior gasto de energia para realizar as mesmas funções.
Confira 4 hábitos que promovem o aumento do metabolismo!

 

Evite permanecer por grandes intervalos em jejum
Realizar as 3 refeições principais e os lanches intermediários em proporções adequadas faz com que o organismo fique ativo durante o dia todo, isso porque os sistemas participam ativamente do processo de digestão e absorção. Alimente-se pelo menos a cada 3 horas, isso beneficiará, também, a manutenção da glicemia.

 

Consuma alimentos termogênicos
Gengibre, pimenta-vermelha (caiena, malagueta e dedo-de-moça), canela e chá-verde são exemplos de alimentos que possuem compostos bioativos que aceleram o metabolismo. Experimente acrescentá-los em suas preparações, sejam elas doces ou salgadas.

 

Combine exercícios variados
Potencialize seu metabolismo combinando treinos com exercícios aeróbios (natação, spinning, jump) e anaeróbios (musculação, saltos, sprint), pois, em conjunto, devido aos graus de intensidade variados, ocorre maior gasto calórico.

 

Mantenha-se hidratado
O consumo adequado de água é essencial para diversas reações metabólicas fundamentais do organismo, tais como o transporte de vitaminas, minerais e hormônios, os processos enzimáticos e o correto funcionamento de todos os sistemas. Recomenda-se a ingestão de, no mínimo, 2 litros de água por dia.
 

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